Prosseguindo, então com a tal “inclusividade” (que o Mahayana possuiria), o texto prossegue dizendo que: “enquanto a adaptabilidade do Mahayana tem atraído novos praticantes e alterado a si próprio para se ajustar à modernidade, o Theravada mostra uma resistência firme à mudança que lhe permite permanecer como um recipiente fiel do pensamento buddhista original, questionado mas ainda assim preservado diante de dois milênios de transformações“.
Esta é, de fato, uma das idéias mais populares no mundo buddhista atual. Boa parte do que se ‘fala’ de tal adaptabilidade é mais ‘mito’ que se acredita como verdade por tanto ser repetido do que verdade. Convido o leitor a responder: Qual seria essa adaptabilidade do Mahayana em se ajustar à modernidade, adaptabilidade esta que o Theravada não possuiria? Enviem para mim suas opiniões e elas serão comentadas.
Por enquanto, fiquemos com a ainda não evidenciada “adaptabilidade” do Mahayana e a “resistência à mudança” do Theravada, como dois “memes” ainda não comprovados e esperemos que no decorrer do artigo o autor mostre porquê teria expressado tais idéias.