Seguidores de Buddhadasa Bhikkhu abrirão um centro de dharma com três andares
Será chamado de Buddhadasa Inthapanyo Archive com localização no Parque Vachirabenjatas. Seu objetivo será prover abrangentes serviços de Dharma.
O primeiro andar terá uma biblioteca para consultas de livros religiosos, o segundo andar será reservado para a meditação, e um terceiro andar apresentará uma coleção de gravações em áudio de Buddhadasa.
“A arquitetura focará na simplicidade, aqui e ali propiciando uma lembrança da [escola de meditação de Buddhadasa] Suan Mokkh em Chaiya no distrito de Surat Thani”, explicou o conselheiro Kasem Watanachai na sexta-feira. Kasem dirige o comitê para o estabelecimento do arquivo.
Buddhadasa está na lista da Unesco de grandes personalidades. Quando faleceu em 1993 deixou uma formidável coleção de obras religiosas. Seus seguidores agora planejam tranferi-la para o centro em Bangkok. “Ela será também uma fonte de entretenimento espiritual”, disse Dr Bancha Pongpanich, que pertence ao comitê. Bancha explicou que Suan Mokkh era úmido demais para armazenar livros.
Com seus 4000 mestros quadrados de área contruída, o Buddhadasa Inthapanyo Archive estará entre árvores e lagoas. Proverá salões de exibição, salas para seminários, uma digital database, espaços de pesquisa e um teatro para apresentações espirituais.
“Será um completo arquivo religioso”, Bancha disse, “e a primeira abrangente biblioteca digital do país, com uma base de dados com links para sites como Buddhadasa-archives.com, Buddhadasa-archives.org and www.bia.or.th”. Acreditamos que isso propiciará e sustentará as obras de Buddhadasa para o seu maior benefício”, disse Kasem.