A questão é muito interessante, pois vai direto ao ponto da credibilidade da lei do kamma (karma). A dúvida surge porque muito frequentemente unimos duas coisas que são meio que separadas. Uma coisa é o fruto do kamma, outra coisa é o resultado, no mundo, de nossas ações. Explico. O resultado físico de nossas ações (e suas repercussões) é dependente sim de múltiplos fatores, e não apenas fatores dependentes da ação intencional do indivíduo. Minhas ações intencionais nesse momento não influenciam diretamente, por exemplo, o clima lá fora. Mas certamente o clima lá fora pode servir de influência ou base, entre tantas outras, para minhas ações intencionais. Isso entretanto é bem diferente do que no Buddhismo é conhecido em termos técnicos como fruto do kamma. Aqui, efetivamente ‘boas intenções têm boas consequências e as más têm negativas‘, no sentido de fruto do kamma, e que se refere estritamente ao bem-estar e sofrimento sentido pelo sujeito da ação quando de sua execução e nos tempos subsequentes. As ações intencionais (kamma) podem ou não acabar por produzir consequências exteriores também, mas como parte de uma rede maior.
E é claro que a questão das “boas intenções e más intenções” não pode ser tratada de forma simplista. Como no caso do homem que lava seu carro despediçando água e do rapaz que estaciona seu carro a altas horas da noite com seu som ligado no máximo, que mencionei noutra ocasião, aparentemente ambos parecem ter boas intenções. Um quer efetivamente ter seu carro bem limpo e reluzente. O outro quer curtir sua música na companhia dos amigos. O que há de mal nisso? Intenção não é entretanto algo tão simplista quanto só querer ser feliz ou querer ativamente o mal de alguém. Aqui entra o fato de que a intenção sempre vem junto de outros fatores, e portanto a atenção, o cuidado e a consciência do contexto geral também contam nessa intenção. Elas in-formam as boas e más intenções. Atos de inconsciência, desatenção, descuido, descaso, imprudência, ainda que feitos com a “melhor das boas intenções”, raramente poderiam ser chamados de kusala kamma, ação intencional salutar. Isso acaba por repercutir em todos os nódulos que formam a rede.
Um pensamento de Tan Ajahn Buddhadasa pode ajudar aqui:
Pensamento livre correto:
É para a causa da felicidade de todos,
Não apenas para a felicidade de “MIM”.
Assim, sejam cuidadosos com o pensar – falar – agir
que segue de acordo com os próprios sentimentos,
Isso [esse cuidado] é o típico modo thailandês de se comportar.