Pular para o conteúdo

vendo montanhas à frente


foto de CNoschang

O retiro vipassana aqui na montanha se aproxima do fim. Nestes tres dias pudemos sentar, olhar para os dhammas e começar a ver um pouco do caminho que se abre à frente. Acima, um pouco da visao da sala de prática.

Foi muito bom encaixar-se já no prosseguimento de um outro evento buddhista, pois aqueles que estiveram presentes no seminário buddhista, sentiram o retiro como uma extensao daquele. Do seminário, minha melhor impressao foi o prazer que é estar entre amigos no dhamma, observando a harmonia e cuidado generoso na fala de todos os profesores e alunos que participaram. Nem sempre isso se encontra, mesmo no ambiente buddhista, onde a competiçao, tendencionismo e inveja também fazem das suas, como em qualquer outro ambiente habitado por humanos. Mesmo dizendo-se praticantes do Dhamma/Dharma parece que alguns prezam em manter preconceitos, maledicencias e relacoes de superioridade / inferioridade. Justamente o contrário foi visto nesses dias aqui, onde representantes do yoga, soto zen, zen vietnamita e theravada, puderam mostrar que a amizade no dhamma cria um ambiente de harmonia, que respeita as diferenças mas realça o respeito, a leveza e a sabedoria.

2 comentários em “vendo montanhas à frente”

  1. Como participante, só tenho a agradecer pelos dias de convivência na Montanha Encantada durante a Conferência Budista. De fato, o clima não podia ser mais amistoso, como o reencontro de “velhos” novos amigos (afinal a maioria estava se encontrando pela primeira vez, mas a sensação que tive é de que foi um reencontro).
    DOMO ARIGATÔ GOZAI MASHITA!
    Abraço,,
    No Dharma,
    Cris

Não é possível comentar.