Pular para o conteúdo

Conclave Buddhista em Nalanda – 1

Um resumo do programa para hoje:

• ‘Andando nos passos do Buddha’, caminhada meditativa com canticos e em silencio ao redor do Xuanzang Memorial Museum
• Canticos e acendimento de lampadas
• Falam entre outros o ministro e o secretario do turismo, ministro-chefe do estado, etc
• abertura de exposicao, reuniao da imprensa
• painel de apresentacoes incluindo temas ‘contribuicao do Buddhismo para a cultura mundial’, contribuicao de Nalanda para o Buddhismo no Brasil’ ‘conceito de libertacao universal no Buddhismo’, impacto do Buddhismo na cultura viva de Magadh’, etc…
• ballet “Siddhartha” com artistas de Assam e Andra Pradesh, dancas de Bihar, jantar com o ministro do turismo da India.
Serei o segundo a apresentar. Disseram-se que o governador do estado por algum motivo me citou tres vezes em seus discursos publicos nos ultimos dias. Porque nao tenho vaga ideia…
Horas depois…
Eis a apresentacao aqui:


O tema foi a Influencia da Antiga Nalanda no Buddhismo no Brasil. A receptividade foi boa. Descobri que o Nalanda no Brasil apareceu citado na brochura oficial do evento aqui. Quem quiser saber mais sobre o artigo e apresentacao, pode ler na quarta-feira o jornal semanal coreano beopbo.com que tera algo por la. Em coreano… Mas quem nao souber coreano, nao se preocupe, eh possivel que saia alguma coisa sobre essa apresentacao tambem num jornal de Mumbai. Basta saber hindi ou maharashtra… 😉

Marcações:

7 comentários em “Conclave Buddhista em Nalanda – 1”

  1. Boa palestra. Realmente enaltecer o theravada e apoiar todas as iniciativas saudaveis de dhamma é sua marca característica e a marca de Nalanda como centro livre de estudos do dhamma

    abçs

  2. Pois olha só, se é falta de vaga idéia, eu de cá de longe de onde estou e quase sempre fico posso oferecer a minha:
    Talvez seja por que os ventos levam para todo canto que és dos mais sérios, empenhados e coerentes divulgador do Buddhadhamma antigo em terras brasileiras. Inclusive irás dizer-me que deveria ter começado Buddhadhamma com minúscula!

Não é possível comentar.