Pular para o conteúdo

Maropeng

Maropeng – 24.12.2010

Relato da Pátchima:

Descansados, saímos em direção a Maropeng, local conhecido como Berço da Humanidade onde estão localizadas as cavernas que representam cerca da metade das descobertas mundiais de fósseis de hominídeos. É uma das principais áreas com sítios arqueológicos do planeta e abriga alguns dos fósseis mais famosos. O local ainda abriga um museu que exibe vários fósseis (réplicas e verdadeiros) encontrados na região com salas interativas mostrando a evolução da Terra e do homem. Este lugar está a uns 40 km de Joburg.

No caminho uma parada num grande shopping para telefonar, acessar internet, trocar dinheiro, almoçar e comprar alguma coisa necessária e outras nem tanto. Shopping é shopping em qualquer lugar do mundo. A mesma correria, especialmente hoje, véspera de Natal. Fazem idéia de como estava aquilo, não?

Em Maropeng o grupo dividiu-se em dois. Um foi visitar o Museu, enorme, e o outro foi para as cavernas. Fiquei no grupo das cavernas. Simplesmente fantástico! Elas têm 20 milhões de anos. As cavernas ficam distantes do local onde está o museu uns 15 minutos de carro. A estrutura do lugar excelente. Escadas, corrimão, luz e um guia super simpático e animado. Como toda caverna, o lugar leva a gente a um universo de expectativas.

grupo das cavernas!
O ambiente de silêncio, temperatura permanente de 18 graus, corredores estreitos, úmidos, por vezes baixos, exigindo joelhos e costas em dia. Algumas rochas evocam o imaginário, fazendo com que algumas formações sejam associadas a imagens religiosas e também ao mundo animal.

dentro da caverna

Em alguns pontos a luminosidade que vinha do exterior, por pequenas frestas, formava belos efeitos dentro da caverna. O visual lá dentro é deslumbrante, com pedras de milhões de anos. A saída da caverna exige um “pequeno” esforço físico com a subida de uns 200 degraus, mas recompensado pela beleza da natureza, tanto da caverna quanto da paisagem externa.

deslumbrante!


Ainda deu tempo de rapidamente visitarmos o pequeno museu à entrada da caverna onde estão expostos fósseis ali encontrados e histórico da evolução do homem. Tudo bem organizado e agradável de ver e acompanhar.

tá provocando!

a evolução

as coisas aconteceram assim


Como é véspera de Natal teremos um jantar novamente servido pelas meninas da pousada. O cardápio será churrasco ao estilo sul africano, acompanhado de saladas maravilhosas como as que experimentamos na noite passada.

ceia de Natal!

Amanhã estaremos no Parque dos Leões vivendo a aventura de conviver com animais e dormir em cabanas. Boas festas a todos.

Marcações:

10 comentários em “Maropeng”

  1. Oi! Amei a caverna! Ja vi q esta usando os ensinamentos da profa Elisa. E os da profa Josui tem sido postos em pratica? bjoooooooo
    Josuí

  2. Estimo a esse grupo Nalanda um excelente ano 2011!
    Abraços e beijinhos da outra Fátima (PT)

  3. Belo início de viagem, a foto do macaco provocando a Fatima, das cavernas e da evolução budica, estão todas ótimas rsrs, boa viagem a todos

Não é possível comentar.