Relato da Pátchima:
Ainda pela manhã em Rajgir fizemos duas visitas. Saímos 08h30, e passamos nas Termas Públicas da cidade. Vocês não fazem idéia do que é estar andando naquele lugar!!! Fica bem no centro da cidade e parece que toda a cidade vai lá tomar banho e lavar roupa. A entrada já é cena de filme hollywoodiano.
nas Termas |
Muuuuuuita gente, muita barraquinha, muito comércio, muito carro, caminhão, bicicleta, cabrito, vaca, buzina (claro), muitas cores, muita comida, muito tudo.
muitas cores! |
Se a gente fica meio abobado com as muitas facetas, muitos personagens exóticos que aparecem à nossa frente, do lado deles é a mesma coisa, pois não param de olhar para nós. Um parênteses. As mulheres que fizeram mais sucesso, quase como se fossem estrelas, foram Hannah, Mylena, Catarina e Georgia. Se elas começassem a cobrar pelas fotos que o pessoal pedia pra tirar com elas, suas viagens estariam pagas!!!!!!!!
parando o trabalho para ver… |
As termas fervem de gente. É dividida em duas partes: uma para o banho dos homens e outra para as mulheres. Diz-se que as águas têm propriedades medicinais. Então vem gente de todo lugar para cá. As termas estão na parte de baixo da montanha.
vista de cima |
E aí veio a segunda visita. O que tem lá no alto??? E ponha alto nisso! Sobe-se por uma escadaria que parece não ter fim. Pois lá no alto está a caverna onde foi realizado o 1º Concílio !!!!
escadaria sem fim… |
E lá fomos nós. Que visão privilegiada lá de cima. Na entrada da caverna o Prof. Ricardo falou um pouco para todos sobre o que aconteceu por lá e em seguida sentamos em meditação. Foi outra experiência muito emocionante: estar onde 500 arahants estiveram reunidos recitando os ensinamentos do Buddha.
Saptaparni |
agora descendo |
Após o almoço saímos de Rajgir e fomos para Bodhgaya. A viagem de ônibus foi pura emoção. Já contei aqui como são as estradas e do que são capazes os motoristas por aqui. Sabe lá como chegamos sãos e salvos. Bodhgaya neste último dia do ano está entupida de gente. Buddhistas de todos os lugares do mundo. É tanta gente que dá a impressão de que a cidade tem apenas uma rua e é por ali que tudo acontece. Demos uma pequena volta e voltamos para jantar e comemorar a chegada de 2011.
jantar de fim de ano em Bodhgaya |
Os amigos aqui desejam uma ótima passagem de ano para todos aí no Brasil. Amanhã estaremos diante do Mahabodhi!