… ódio, raiva, má vontade
Ela vem com muitos nomes e faces, como antipatia, rancor, inimizade, aversão, etc. Também aparece de uma forma sutil em represália a um resultado, chateado com a incerteza da vida, no ressentimento… e disfarçada; dosa é o tédio, indecisão, frustração, inveja, desamparo, ignorância, etc.
A raiva é facilmente abrigada no coração, especialmente com relação àquelas palavras que não são adequadas para os ouvidos / ego. A raiva é motivada por uma causa, seja ela uma picada de mosquito ou uma visão repugnante. Há duas causas:
1. A natureza repulsiva / negativa do objeto. As coisas estão mudando o tempo todo. Elas não são permanentes. Assim são nossos pensamentos, sentimentos e percepções. Se não houver escuridão, não haverá claridade.
2. A atenção não sistemática para a natureza repulsiva. Um tolo vê o favorável com avidez e o negativo com raiva, enquanto a visão sábia vê o favorável com bondade amorosa e o negativo com desapego.
A maneira de superar a raiva inclui bondade amorosa (metta) no coração, compaixão (karuna), um senso de equanimidade (upekkha) e a correta compreensão da Lei do Kamma. E se todos os quatro falharem, evite a situação.
~ uma tradução de Davi D.
Confira este arquivo para uma melhor tradução para metta: http://nalanda.org.br/cuidando-das-emocoes/metta-significa-boa-vontade
De qqr forma, não há necessidade de pensar em uma forma oposta para a bondade amorosa e cair numa maldade amorosa. A ideia na palavra é que nao apenas existe a bondade, mas que ainda é envolta numa atitude de amorosidade.
A comum tradução comum de “Metta” por “Bondade amorosa” desperta algum conflito no meu espírito. Pensando no oposto: Que sentido faz dizer “Maldade amorosa” ? Será fazer “mal a alguém por amor”? Será “faço-te mal porque te tenho amor”?
O Amor pressupõe que se seja bom? Em que sentido ? e muitas outras questões.
Seria melhor “bondade amigável” ?
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