... Cinco Preceitos – formam o código de conduta básico buddhista com o objetivo de vigiar as portas dos sentidos.
Eu me comprometo a cumprir o preceito de me abster:
1. de destruir seres vivos (panatipata). Este preceito ajuda a controlar a paixão pelo ódio e raiva em nós, com o cultivo da boa vontade e compaixão.
2. de tomar o que não é dado (adinnadana). Evitando cometer fraude, roubar, burlar ou mesmo tomar mais do que é dado, exercemos autocontrole sobre o desejo de possuir coisas pertencentes aos outros. Por outras palavras, estaremos praticando a generosidade, a sinceridade e a desenvolver a confiança.
3. de ter uma vida sexual imprópria (kamesu-micchacara). Refreando a nossa luxúria excessiva tal como o adultério, mostramos respeito pela segurança e integridade dos outros e praticamos o contentamento.
4. de praticar o discurso falso (musavada). Mentir ou enganar (dizendo menos do que se deve) são os aspectos negativos da honestidade. Devemos evitar usar a batota, exagerar e caluniar para ganhar riqueza, fama e poder.
5. de tomar drogas e álcool (sura). Deste modo não escapamos à realidade. Devemos estar conscientes em cada instante e ser autocontrolados.
~ uma tradução de Pedro C.
~ uma palavra pali por dia ~