Pergunta: Gostaria de saber por qual ou quais dos 8 caminhos nobres, a paciencia é desenvolvida, pois aparentemente estou concluindo que vem da concentração.
Resposta: A paciência é dita ser “a arma invencível daquele que é bom a fim de desenvolver as qualidades nobres, pois dispersa a raiva que é o elemento que se opõe a todas as qualidades”. Ela é fortalecida pela reflexão de que o mundo sofre devido às ações dos seres desprovidos de khanti e sem ela a mente não consegue se concentrar apropriadamente. Portanto khanti precede a concentração. Mas a causa próxima de khanti é ver as coisas como elas são. Assim, a seqüência apropriada é: yathabhutadassana>khanti>samahita (mente concentrada)> percepção de todas as coisas condicionadas como impermanentes e insatisfatórias, todos os dhammas como não eu, o nibbana como incondicionado, imortal, pacífico e sublime, e as qualidades do Buddha como dotadas de potência inconcebível e imensurável. (toda a passagem em pali está abaixo). Como para a ‘visão das coisas como elas são’ sati e samadhi são de extrema importância, podemos concluir que o 7. e 8. caminho nobre são os que de forma mais direta levam ao desenvolvimento de khanti paaramii. Note como o movimento novamente é circular, com fatores que anteriormente sustentaram um elemento, aparecendo novamente na frente como consequência do mesmo elemento. ~ Dhanapala