Cuide de si, cuide dos outros |
Sem perturbar os outros: Outro importante aspecto da conscientização é que ela conduz a um jeito ético e moral de viver que é muito importante para a prática. Então, se você tem conscientização, de que modo haverá mudanças em seu comportamento? Pequenas coisas, coisas sutis, como abrir e fechar a porta, você aprende a fazê-los, com a atenção, de modo a não perturbar os outros ao seu redor. Você vê como sua atenção naturalmente ocasiona uma mudança em suas ações.
Quando estamos preparando a refeição ou tentando arranjar a mesa, aqui, novamente tentaremos fazê-lo sem perturbar outras pessoas. Isto é muito importante na meditação: aprender a desenvolver um senso de cuidado e sensibilidade pelas pessoas em seu entorno. Seres humanos estão se tornando mais e mais insensíveis a esse respeito. Querem fazer suas próprias coisas, independente das consequências que podem ter para os outros.
Onde quer que você esteja: Durante o dia, podemos experimentar muitas das chamadas emoções negativas, mas podemos fazer um esforço para perceber quando os monstros não estão presentes? Onde você estiver, no escritório ou em casa, e em tudo o que você estiver fazendo, apenas leve sua mente de volta e se lembre dos momentos em que os monstros vieram, e as vezes em que eles não vieram. Muito em breve você vai perceber que você vive muito mais tempo sem os monstros, e isso pode lhe dar inspiração, fé e confiança na medicina do Buddha. Você vai se surpreender ao perceber quão boa pessoa você é.