Estejam numa boa, mas não sejam frios |
Normalmente reagimos porque somos surpreendidos. Mais uma vez, é humano que nos surpreendamos porque todos nós temos um modelo e expectativas sobre como as coisas deveriam ser. Quando acontece alguma coisa que vai contra esse modelo e nossas expectativas, nos surpreendemos e reagimos. É muito humano ter ideias e modelos, entretanto, quando está reagindo, você pode pelo menos refletir sobre isso. Pergunte-se o que é este modelo, o que é esta expectativa que você tem.
Mas não tenham a ideia: “Não vou reagir”. Porque se tiverem este ideal de não reagir, então quando reagirem estarão a reagir a isso. Quando reagirem, estejam bem com isso e tentem refletir sobre o assunto de um modo gentil e amigável, senão estarão a dar pontos negativos para vocês mesmos. Isso é que é importante. Todos nós cometemos erros. Quando errarmos, tentemos fazer um esforço para não nos darmos pontos negativos a nós mesmos. Mas notem que não nos darmos um ponto negativo não significa que apenas deixaremos tais coisas acontecerem; não devemos ser condescendentes com elas“.
Esse é o ensinamento desta semana do prof. de dharma Godwin Samararatne, traduzido pela equipe de tradução do Centro Buddhista Nalanda.