Na viagem de volta a Yangon, conversando com o ven. Jinabodhi, ele me disse como era importante estarmos conectados uns com os outros, e que o Buddhismo não devia ser visto como uma religião, mas como um modo de vida. Refletindo sobre isso no caminho restante vejo como são coisas realmente importantes. Essa comunhão entre pessoas se torna tão possível por meio do Dharma e qualquer um que já venha trilhando esse caminho por algum tempo sabe bem disso. O Dharma nos une nos objetivos na vida, nos princípios utilizados para viver, no modo como buscamos ver o desenrolar da existência diante dos olhos.
Sem esse dharma sobra o quê? Características pessoais, hobbies, gostos, desgostos e preferências. No Dharma tudo isso passa a ocupar uma posição secundária; é como se houvesse um fio invisível, mas nítido, que transforma pessoas até um momento atrás desconhecidas em companheiros de caminho. Networking é importante. Manter os laços dhármicos em rede e manter em mente que tanto quanto nos mantenhamos fiéis aos princípios de respeito, amizade, consciência e arrefecimento da cobiça, ódio e ilusão, esta rede nos acolhe e nos integra.
Hoje teve uma deliciosa ameixa amarela no almoço. Com exceção disso, um ônibus cheio de monges, um passeio pela maior stupa do mundo (Swedagon Pagoda), visita a alguns mosteiros de meditação, ter aparecido em rede nacional na TV e ter tido a foto com o vice-presidente no jornal oficial do país, nada de não usual no dia. Ainda andando passo a passo, inspirando e expirando, e apreciando o desenrolar do dharma.
Sempre uma honra tê-los por aqui, amigos!
Não da para usar outra palavra senão dhamma para toda essa rapida viagem. Então, bom dhamma aí abçs
Quanta verdade, professor!
Sentida na pele cada palavra!
O Dhamma tem sido para mim um cimento bem saudável 🙂
Quanta construção bonita podemos fazer quando nos juntamos em redor dele!
Abraço, até breve
Lindas Fotos!
É tão bonito quando nos encontramos em retiros e nos aproximamos sem desconfiança, cientes de que partilhamos dos mesmos desejos e ideais.
“A amizade é toda a prática…
ei professor! lindo post!!!! gostei das suas palavras, da reflexão sobre budismo como modo de vida.. abs.
Me sinto privilegiado de ter um amigo como você, e percebo que pertencemos ao mesmo caminho…
…é como eu comentei no último post. É bom!
Não é possível comentar.