“O apego a idéias e opiniões não é difícil de detectar e identificar se fizermos uma pequena introspecção. Desde que nascemos no mundo, temos recebido instrução e treinamento, os quais deram origem a idéias e opiniões. Quando falamos em opiniões, temos em mente o tipo de idéias a que alguém se prende e se recusa a deixar ir. Apegar-se às próprias idéias e opiniões é bastante natural e não é normalmente condenado ou desaprovado. Mas não é menos grave ou perigoso que o apego aos objetos atraentes ou desejáveis. Pode acontecer que idéias e opiniões preconcebidas, às quais sempre nos apegamos obstinadamente, venham a ser destrutivas. Por esta razão, é necessário que continuamente aperfeiçoemos nossas idéias, fazendo-as progressivamente mais corretas, melhores, superiores, trocando as falsas idéias por idéias que estejam mais e mais próximas da verdade e, finalmente, no tipo de visão que incorpore as Quatro Nobres Verdades”.
do capítulo IV de ‘A Causa do Sofrimento na perspectiva buddhista’, de Ajahn Buddhadasa. Belo Horizonte: Edições Nalanda, 1998.
Taí uma coisa que parece fácil e, justamente por isso, dá uma tremenda dor de cabeça… Uma dor de cabeça que a gente demora a descobrir de onde vem!!!
Não é possível comentar.