A sessao foi aberta com uma palestra especial do Ven. Dhammasami sobre Buddhismo Birmanes, no que foi seguido por dois paineis. Karunadasa falou sobre o que realmente une Theravada, Mahayana e Vajrayana e sobre o que fazer diante dessa diversidade. Ele pergunta: “Devemos adotar uma atitude exclusivista, aceitando uma enquanto rejeitando todas as outras? Ou devemos seguir uma abordagem ecletica, combinando o que quer que nos pareca o melhor nos diferentes sistemas?” Sua resposta eh de que nenhuma dessa alternativas precisaria ser seguida e seguiu partir dai. Ven. Dhammisara falou sobre a presenca do Mahayana no Sri Lanka enquanto que o conhecido Ven. Dhammavihari fez uma apresentacao sobre a historia do Buddhismo na India. Prof. Kumar expos o legado da literatura pali na Thailandia, seguido por Kulkarni sobre tracos advaitas no Potthapada Sutta, Mishra sobre o impacto do Buddhismo na lingua thai e Bhattacharya sobre o Buddha enquanto psicoterapeuta. E enquando o prof. Buddhadeva falou sobre o impacto do Buddhismo na Birmania (Myanmar) na Asia, e U. Kumar tracou exemplos de interpretacoes incorretas brahmanicas no Buddhismo, Kalupahana culminou expondo as ligacoes do Suhrllekha e do Lovedasangarava, particularmente para mim que venho trabalhando com algumas traducoes relacionadas. Sua palestra foi excelente, seguida de muitas perguntas e respostas.
Estes foram alguns, mas houve mais outro tanto de professores. Falou-se sobre arte no Paquistao, a influencia de Nalanda no reino Sri Vijaya da Thailandia, a filosofia politica de Nagarjuna, as cavernas da rota da seda em especial Kizil, que foi otima, pinturas da Asia Central, etc, etc…
E logo mais, apos uma palestra sobre o Omizutori Festival, teremos cancoes japonesase o grupo de Radha Kumar com bale e danca indiana. E amanha eh o dia da minha apresentacao…
Que tudo ocorra bem em sua apresentação. Vamos acompanhando …
Abraços, Davi
Prezado Ricardo,
Estou certa de que todos muito se beneficiarão com palestras como as suas; tão bem articuladas e que acrescentam tanto na vida das pessoas,professor tão digno representante do buddhismo.
Um abraço
Aparecida
Desejamos uma ótima apresentação no dia de amanhã.
Abraço, Fátima
Não é possível comentar.