Lidando com o coronavírus

por John Sharp, MD 

Preocupado com todas as notícias sobre o novo coronavírus e a doença que causa? Bem, isso faz muito sentido. Se você está se perguntando sobre como lidar com sentimentos ansiosos que estão surgindo, este post pode guiá-lo através de passos que podem ser úteis para muitas pessoas.

Se muitas vezes você luta com ansiedade, preocupações com sua saúde ou pensamentos e ações obsessivas, você pode precisar de assistência adicional, como explicarei em um post posterior. 

Mantenha-se firme em torno de preocupações sobre o novo coronavírus 

Saber como gerenciar sua própria ansiedade sempre leva um pouco de pensamento. Faça e responda a estas perguntas: 

  • O que normalmente acontece com o seu corpo quando as preocupações crescem? 
  • Quão preocupado você está? 
  • O que você mais teme? 
  • O que geralmente ajuda você a lidar com as preocupações? 

Quando a ansiedade aumenta porque estamos enfrentando uma ameaça angustiante como o novo coronavírus, precisamos nos concentrar no que tende a funcionar para nós em termos de aliviar a ansiedade — isso, além de fazer um pouco mais de algumas ações e um pouco menos de outras. 

Tenha esses pensamentos em mente. Você está totalmente preparado para ajudar a si mesmo. Você pode tomar medidas para se acalmar e estabilizar. Lembre-se do que funciona para você — porque, como seres humanos aqui, não somos tão diferentes, mas tendemos a ter nossas próprias preferências e melhores práticas. 

Tente fazer mais destas coisas 

  • Conecte-se com amigos e entes queridos por meio de bate-papo com vídeo, chamadas telefônicas, mensagens de texto e e-mail. Realmente ajuda sentir a força de suas conexões com seus amigos e entes queridos, mesmo que você não esteja com eles pessoalmente. 
  • Mantenha-se ligado a fontes de informações médicas sérias, para que você possa evitar informações erradas sobre o vírus e a doença que ele causa. 

Tente fazer menos destas coisas 

Por favor, não sobrecarregue em exageros, preocupação ou desinformação. Recebo algumas atualizações regulares de fontes sérias pela manhã e verifico novamente de maneira breve no final do dia. Não há necessidade de ficar ligado 24 horas por dia, 7 dias por semana — isso pode realmente tornar a sua ansiedade muito, muito pior. 

Tome medidas práticas para diminuir o risco de pegar o novo coronavírus 

Três passos saudáveis e sensatos que todos podemos dar: 

  • Evite viagens desnecessárias e multidões. 
  • Lave as mãos com frequência com sabão e água (ou um desinfetante à base de álcool) por 20 segundos (veja o vídeo). 
  • Mantenha as mãos longe do rosto, especialmente dos olhos, boca e nariz. 

Muitas pessoas infectadas pelo coronavírus desenvolvem sintomas como febre e tosse seca durante o período de incubação. No entanto, algumas pessoas podem não parecer sintomáticas. O vírus pode se espalhar quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. As gotículas virais que viajam vários centímetros através do ar podem ser respiradas ou, muito mais provavelmente, podem pousar em superfícies que outras pessoas tocam, como uma maçaneta de porta ou um botão de elevador. 

Temos de ser cuidadosos e cautelosos. Mas uma vez que adotamos medidas cautelares fundamentais, podemos respirar fundo e fazer o nosso melhor para nos acalmar. Não é necessário ou útil estar em alerta máximo o tempo todo. Isso vai acabar com você emocional e fisicamente. Por isso, tente ajustar o seu nível de alerta para o seu ambiente imediato. Então, uma vez que você chegar em casa, lave suas mãos muito bem e encontre maneiras de relaxar e se sentir seguro. A segurança é uma necessidade básica para todos nós. 

Como você pode relaxar apesar das preocupações com o coronavírus? 

Aqui estão algumas maneiras experimentadas e verdadeiras de relaxar: 

  • Yoga. Não é uma pessoa de yoga? Não há necessidade de começar agora, a menos que queira experimentar. Às vezes tentar coisas novas e descobrir novas atividades de que você pode se beneficiar e desfrutar pode ser uma distração bem-vinda e saudável. Yoga Studio e Pocket Yoga são bons aplicativos a considerar. 
  • Meditação. Meditação regular é muito calmante. Muitos aplicativos ensinam formas simples de meditação, como Headspace ou Calm. 
  • Respiração controlada. Uma técnica simples é chamada de respiração quadrada. Visualize sua respiração viajando ao longo de um quadrado. Seguindo as instruções para inspirar, prender a respiração ou expirar, conte lentamente até três de cada lado. Experimente agora. Inspire enquanto sobe pelo primeiro lado do quadrado. Lentamente, conte um, dois, três. Segure a respiração durante o lado de cima. Um, dois, três. Expire pelo outro lado do quadrado. Um, dois, três. Em seguida, prenda a respiração durante o lado de baixo. Um, dois, três. Depois de alguns minutos disso, você deve estar se sentindo mais calmo e mais centrado. 

Teste outras maneiras que você goste de relaxar também. Talvez goste de ler um bom livro ou de ver uma boa comédia. Coma os alimentos familiares que você sempre gosta. Mantenha-se em contato com seus amigos e entes queridos. Entrar em contato pode ajudá-lo e ajudá-los. 

Estamos todos nessa jornada juntos. Notícias sobre o vírus provavelmente piorarão, depois vão melhorar. Ouça especialistas em saúde pública que possam nos ajudar a percorrer o caminho à frente. Tome medidas sensatas que possam nos ajudar a todos: se oriente, pratique uma boa higiene, use estratégias calmantes que funcionem para você — e talvez tente algo novo. Fazer escolhas saudáveis e razoáveis sobre o que fazer e o que não fazer fará uma grande diferença em ser capaz de permanecer o mais seguro e tão bem quanto possível. 

Para mais informações sobre o novo coronavírus, consulte Coronavirus Resource Center da Harvard Health Publishing. 

Follow me on Twitter @JohnSharpMD

Traduzido por Ricardo Sasaki com a permissão do Dr. John Sharp MD, a partir do artigo Coping with coronavirus anxiety, publicado em 12 de março de 2020 na Harvard Health Publishing da Harvard Medical School.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...