Ajustando as Expectativas na Meditação

Entendendo as Dificuldades da Meditação

É importante iniciar a meditação sem grandes expectativas, pois meditar pode ser desafiador. Mesmo sentar-se em silêncio por 20 minutos pode ser difícil, já que nosso corpo e mente são constantemente atraídos para dores, desconfortos, distrações, memórias, planos futuros, emoções e pensamentos. Treinar a mente para se concentrar em um objeto simples é uma tarefa complicada, mas é exatamente o trabalho que precisa ser feito.

A Importância da Regularidade

Manter uma prática regular de meditação é o treinamento fundamental. Porém, se tivermos ideias muito rígidas sobre o que é correto e incorreto, podemos nos frustrar. É comum a mente vagar, e, às vezes, só nos lembramos do exercício quando o alarme toca.

Lidando com Altas Expectativas

Expectativas elevadas podem gerar frustração, especialmente para pessoas que fazem muitas distinções entre o que é correto e o que é incorreto, entre o certo e o errado. O mundo é muito preto ou branco, sem tons de cinza e sem cores. Para elas, sua prática de meditação pode parecer inútil, e pensamentos como “eu deveria estar mais…” ou “eu já estudo isso há…” são frequentes. É importante lembrar que a vida é um treinamento, e os melhores frutos vêm do esforço e da aplicação contínua.

Adotando uma Perspectiva de Treinamento

Em vez de pensar em termos de certo e errado, encare a vida como um treinamento. A regularidade na prática também pode trazer efeitos indiretos positivos ao longo da vida. Treinamentos são atividades que realizamos com o objetivo de aprender, melhorar e cultivar habilidades. Muitas vezes, os melhores resultados surgem do ato de tentar, simplesmente fazer e manter a vigilância e a mente alerta.

Estabelecendo Tempo e Tipo de Meditação

Na meditação, a primeira decisão é determinar quanto tempo dedicaremos diariamente à prática. Começar com 15 a 20 minutos é adequado? Seria possível praticar por mais tempo? Leve em consideração o que é viável no momento atual. Depois, escolha o tipo de meditação e identifique o objeto meditativo específico dessa prática. É nele que devemos focar nossa atenção.

Voltando ao Objeto Meditativo

Sempre que a mente se dispersar, devemos retornar ao objeto meditativo. Perceber a distração e, sem culpa, voltar ao objeto é um dos maiores aprendizados na meditação. Ao ajustar nossas expectativas e abordar a prática como um treinamento, podemos evitar a frustração e experimentar os benefícios da meditação ao longo do tempo.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...

1 Resultado

  1. Helena disse:

    Muito bom!