Dois exercícios de meditação

por Santikaro

Gostaria de sugerir dois exercícios: (1) a respiração profunda, relaxada e abdominal, que é uma forma de praticar a respiração longa (o primeiro exercício de ānāpānasati). O segundo exercício consiste em simplesmente permitir que a respiração flua naturalmente. Embora não seja fácil, na maioria das vezes, há um ego que controla a respiração, mas ocasionalmente o ego relaxa e permite que a respiração siga seu curso.

Existem diversas maneiras de experimentar a respiração. Essas duas são fundamentais e bastante úteis. No caso da respiração abdominal, é necessário aplicar um certo esforço, porém sem ser agressivo. Levará algum tempo e prática para aprofundar sua respiração sem tensão. Se você se esforçar demais, poderá gerar tensão. Por outro lado, se não fizer nenhum esforço, sua respiração pode não se tornar mais profunda. Atualmente, muitas pessoas têm uma respiração superficial ou ansiosa, o que é bastante comum. Gradualmente aprender a respirar de forma mais profunda pelo abdômen pode ser benéfico e saudável.

Um aspecto interessante da respiração é que nossa intenção pode influenciar o diafragma, o que difere do ritmo cardíaco ou da digestão estomacal. Nossas mentes e intenções podem afetar a maneira como respiramos, permitindo-nos explorar como nossa biologia reage quando direcionamos energia para uma respiração mais profunda. Quando isso ocorre, o abdômen se expande, especialmente com um esforço adicional. No entanto, não é necessário focar na expansão do abdômen; trata-se mais da descida dos intestinos. O diafragma tem essa estrutura e empurra para baixo, facilitando a entrada de ar nos pulmões e empurrando os intestinos para baixo. Ao fazer isso com moderação, você sentirá a respiração mais no abdômen e até na região pélvica. Sentir a respiração nessa região inferior ajuda a acalmar, especialmente para aqueles que tendem a pensar demais.

De um retiro realizado no Nalandarama. Tradução: Andrea Wellbaum; transcrição: Walter Buchholz

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...