• Sem categoria

Amorosidade por Godwin Samararatne

Num mundo onde as pessoas não pensam duas vezes antes de expressar sua agressividade e frustrações, meditar sobre a amorosidade é uma das práticas preferidas no Buddhismo Theravada. Achariya Godwin Samararatne foi um mestre laico do Sri Lanka, extremamente respeitado em todo o mundo. Bhikkhu Bodhi chegou a dizer sobre ele: “O que era tão impressionante a respeito de Godwin, entretanto, não era o que ele fez, mas o que ele era. Ele era acima de tudo uma pessoa verdadeiramente altruísta (selfless|sem-eu), e foi esse completo altruísmo do homem que contou para seu impacto nas vidas de tantas pessoas”. É um prazer para nós do Nalanda apresentar a obra desse grande homem pela primeira vez  ao público de língua portuguesa.

É apenas quando estabelecemos essa conexão conosco que podemos nos sentir realmente amistosos em relação aos outros. É apenas então que podemos realmente abrir nossos corações aos outros. Se não estabelecermos essa conexão conosco, o que acontece é que começamos a nos odiar, começamos a não gostar de nós mesmos. Torna-se um hábito nos diminuirmos. Fazendo isso, aprendemos a nos tornar nosso inimigo e isso pode criar muito sofrimento para vocês e também sofrimento para os outros“.

Você pode ler o artigo inteiro clicando aqui.

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...