buddhismo mahayana MXT theravada

Mahayana vs. Theravada XIV

[continua daqui]

Finalmente chegamos à conclusão do texto: “Os exemplos precedentes foram oferecidos para reforçar o postulado de que, ainda que uma ampla variedade de discordâncias exista entre os dois veículos mais proeminentes da transmissão budista, suas origens remetem a uma única e reduzida diferença de opinião – quanto a se uma mudança da guarda e resultante incremento numérico é preferível a uma conservação da tradição que possa em tese alienar novatos“.

Ou seja, o artigo termina da mesma forma que começou. O autor formou uma idéia do que sejam ambos os tipos de Buddhismo. Enunciou-a no primeiro parágrafo, afirmou-a sem mostrar qualquer dado ou informação concreta durante os parágrafos intermediários e concluiu repetindo o enunciado inicial.

Como não conseguimos aprender nada de útil sobre as tais diferenças, continuemos nosso exercício, voltando-nos agora para ver se aquilo escrito na rede Orkut conseguirá nos iluminar de uma forma um pouco melhor do que o artigo anterior a respeito das diferenças entre Theravada e Mahayana.

O artigo (mais uma mensagem de tentativa de esclarecimento do que propriamente um artigo) começa com uma defesa do Mahayana: “o mahayana nao renega o theravada… e respeita seus sutras, infelizmente nao se dá o contrario“. Em outras palavras, o Mahayana aqui aparece como o Buddhismo injustiçado, aberto ao Theravada; enquanto que este é o crápula que renega o Mahayana. Entretanto, somente um pouco de história nos faria perceber que o mahayana clássico não renega o theravada pois simplesmente não teve contato com ele! Ora, por favor, que se encontre qualquer menção, mínima que seja, do Mahayana antigo mencionando o Theravada. O Mahayana surgiu em grande parte para fazer frente a certos movimentos buddhistas na Índia, explicitamente mencionados como vaibhasikas e sautrantikas. Nunca é mencionado o Theravada e mesmo, curiosamente, o próprio Theravada também critica ambos os movimentos criticados pelo Mahayana. Igualmente, seria interessante mostrar onde no Theravada que se nega as doutrinas do mahayana mais profundo.

[continua]

Compartilhe com seus amigosShare on Facebook0Share on Google+0Tweet about this on TwitterEmail this to someone

Comments are closed.