O Sexto Fórum Mundial Buddhista ocorreu de 15 a 17 de outubro de 2024, no pacífico Monte Xuedou, na província de Zhejiang, na China. O tema do evento, “Com as Mãos Juntas em Coexistência”, ecoou ao longo dos três dias de encontro, tendo uma grande variedade de atividades destinadas a fomentar a harmonia e a compreensão, provendo ao mesmo tempo um show de luzes e arte.
O Fórum contou com diversas discussões que trataram da sabedoria inclusiva do buddhismo em seu papel na sociedade moderna, incluindo tópicos como a transmissão da linhagem do Dharma, a compilação de textos sagrados e a importância da responsabilidade social. Foi explorada a essência das ensinamentos buddhistas sobre compassão, paz, sabedoria, igualdade e harmonia com o objetivo de encorajar esses valores não apenas dentro da comunidade buddhista, mas também em diferentes culturas e sistemas de crença.
Ao término do evento foi lida a “Declaração do Monte Xuedou”, que sublinhou o espírito buddhista de compaixão e sabedoria, um apelo para a paz, igualdade e harmonia para abordar desafios globais e trabalhar em direção a um futuro mais brilhante para toda a humanidade. A declaração também enfatizou a importância do respeito inter-religioso, diálogo e promoção da harmonia religiosa.O evento em si já foi uma amostra de cooperação global, com cerca de 800 participantes de 72 países e regiões. O evento teve ampla cobertura midiática. Dois exemplos podem ser vistos aqui:
https://www.chinadaily.com.cn/a/202410/15/WS670dcda6a310f1265a1c7a5a.html
https://www.chinadaily.com.cn/a/202410/16/WS670f437ba310f1265a1c7e44_1.html
Tivemos igualmente a oportunidade de participar de discussões tanto presenciais quanto on-line, que incluíram subfórums sobre a digitalização de textos buddhistas e a beleza da arte buddhista.Além do banquete intelectual, o Fórum também ofereceu uma experiência cultural com exposições, performances musicais e cerimônias que mostraram a rica herança cultural do buddhismo chinês. A cidade de Ningbo, com sua importância histórica como um porto na Rota da Seda Marítima, forneceu um pano de fundo adequado para essa troca internacional. A cidade de Ningbo ficou repleta de cartazes sobre o Fórum.
Houve também eventos exclusivos, como o evento de plantio de árvores na Praça Hehe e a inauguração de exposições culturais no Museu Maitreya, que foram reservados para delegados e participantes convidados. A cerimônia de abertura e a performance no Wanshan Hall foram um maravilhoso show de luzes e arte, e foi um privilégio estar entre os delegados presentes lá. Todos saíram de lá extasiados.