Visita de Santikaro a Curitiba em 2007

E para confirmar que ”todas as coisas condicionadas são impermanentes”, o Workshop com Ajahn Santikaro aqui em Curitiba terminou. Foi um período rápido e intenso que já está deixando saudades na maioria (com exceção dos afortunados estão neste momento participando do retiro em BH).

Como disse Santikaro, a partir desse Workshop temos material para praticar pelos próximos dias, meses ou anos, ou pelo menos até a sua próxima vinda no ano que vem.  🙂

Na primeira palestra: noite quente e sala lotada! Santikaro apresentou uma introdução ao papel que a respiração ocupa em várias tradições religiosas e em especial no buddhismo. Descobrimos a relação que o Anapanasati tem com o prana, como esta energia pode durante a meditação gerar alegria, júbilo, arrebatamento e sabedoria, cura fisica, mental, emocional e espiritual. E pela primeira vez, em quatro anos, vimos um palestrante ser aplaudido ao fim de sua fala, nesta sala.

Depois o Mini-Curso, (de duas tardes) na verdade tornou-se um “Mini-Retiro” no qual Santikaro nos conduziu à prática do Anapanasati em meditações guiadas, palestras, meditação andando e sessões de perguntas e respostas. No total foram 10 horas de curso, sendo destas 6 horas de meditação e voto de silêncio completo (inclusive no coffee break, em meio a bolos, tortas, pães, sucos e chás  🙂

Mas convenhamos, com a jornada normal de trabalho das 8 às 18h que a maioria de nós tem, é difícil abdicar de duas tardes de trabalho para um mini-retiro bem no meio da semana. Então havia na programação as palestras da noite.

Na terça, 03/04, com a palestra sobre a Co-originação Dependente Santikaro trouxe o Buddha mais presente entre nós do que em “carne e osso”.

Quem vê o Dhamma vê o Buddha
Quem vê a origem dependente vê o Dhamma;
quem vê o Dhamma vê a origem dependente (MN 28)

Já na última palestra, na quarta-feira, 04/04, com o tema suññata, esclareceu-se um pouco sobre o papel de Tan Ajahn Buddhadasa Bhikkhu (professor de Ajahn Santikaro, a quem ele tantas vezes mencionou neste período) como “reformador” do Buddhismo Tailandês, sobre as os suttas e seus comentários posteriores e finalmente sobre o grande mantra theravada (ou será melhor dizer Buddhayna…) :

Sabbe dhamma nalam abhinivesaya

Nossos agradecimentos ao Prof. Santikaro, Prof. Ricardo, a Comunidade Nalanda de SP e BH, ao CEBB Curitiba, a todos os participantes, organizadores  e colaboradores que tornaram este evento possível!

dhanapala

Este é o blog pessoal de Ricardo Sasaki, psicoterapeuta, palestrante e professor autorizado na tradição buddhista theravada (Upasaka Dhanapala) e mahayana (Ryuyo Sensei), tradutor, autor e editor de vários livros, com um grande interesse na promoção e desenvolvimento de meios hábeis que colaborem na diminuição real do sofrimento dos seres, principalmente aqueles inspirados nos ensinamentos do Buddha. Dirige o Centro de Estudos Buddhistas Nalanda e escreve no blog Folhas no Caminho. É também um dos professores do Numi - Núcleo de Mindfulness para o qual escreve regularmente. Para perguntas sobre o buddhismo, estudos em grupo e sugestões para esta coluna, pode ser contactado aqui: biolinky.co/ricardosasaki

Você pode gostar...